sábado, 14 de outubro de 2006

Linux o Passaporte para Inclusão Digital

Neste primeiro post eu vou abordar um aspecto importante, mas pouco explorado sobre o GNU/Linux , o aspecto social.

Todos nós sabemos que a décadas que enfrentamos um monopólio do Microsoft Windows e com isso um crave problema - a pirataria e a exclusão social. Ao usar esse sistema operacional praticamente o usuário tinha duas opções:
  • Pagar um preço exorbitante por uma cópia legal do mesmo;
  • Cometer crime de pirataria, o que é anti-ético.
O GNU/Linux vem oferecer uma opção diferente, ética e que permite a inclusão digital mesmo daqueles que só agora começam a ter acesso a informática e que não possuem recursos financeiros para comprar uma licensa de um software proprietário.

O GNU/Linux deu um salto de desenvolvimento tecnológico, tornando-se amigável para o usuário final e o mais importante ele introduz uma filosofia de valorização do ser humano. Ao invés de se pagar por uma licensa de software, o usuário doméstico ou empresa investe em um profissional que irá custumizar o GNU/Linux de acordo com as suas necessidades. Irá gastar em treinamento de seus funcionários, enfim irá gerar emprego e renda na sua cidade, no seu estado ou país.

Aí você me pergunta e se eu não tiver dinheiro para pagar pelos serviço de um técnico para instalar e configurar o GNU/Linux em meu computador pessoal?

Temos agora mais um diferencial, o GNU/Linux é muito bem documentado e um simples consulta em um site de busca você irá encontrar toda informação necessária e de forma gratuita para instalar e configurar o seu sistema. Se tiver dúvidas poderá até consultar várias listas de discução para poder resolver os seus problemas. Algumas distribuições promovem as chamadas InstallFests onde usuários veteranos instalam e configuram o GNU/Linux para você gratuitamente.

Sendo assim faça a escolha certa e faça a opção por um Sistema Operacional que além da facilidade de uso e superioridade técnica, permita inclusão social, geração de emprego e renda aonde você está, assim você e toda a sociedade sai ganhando.


Use o GNU/Linux e sempre que possível incentive a adoção do Software Livre.

Um Forte Abraço,

Marcos C. Gomes

Nenhum comentário: